terça-feira, 13 de janeiro de 2015

"Chocalhando" promove Entrudo de Podence

“Chocalhando” é o nome da música recentemente criada para promover o Entrudo Chocalheiro, em Podence no concelho de Macedo de Cavaleiros. A autora é uma jovem com raízes nesta aldeia do nordeste transmontano, que se inspirou no tema “Bailando” de Enrique Iglesias.
O tema musical vai ser divulgado através de um videoclip que será publicado na internet. As gravações decorreram no passado Domingo. 
Criada por Ana Luísa Carneiro, uma jovem com raízes em Podence, a quem coube também ser a realizadora deste clip. Durante as filmagens, Ana Luísa diz que não é fácil dominar a euforia dos caretos, e explica que querem levar a tradição a mais pessoas. “São um pouco teimosos, mas eles conseguem-se dominar e lá fazem o que nós queremos e chocalham.Este vídeo foi feito para divulgar a tradição. 
O ano passado vieram muitas pessoas de fora a Podence, para verem esta tradição. Vieram até de Espanha, e como vimos que a adesão por parte das pessoas foi significativa, achamos que este vídeo promocional vai chegar a muita gente e incentivá-las a vir cá a Podence”, conta a jovem. 
Diamantino Félix, 68 anos, antigo careto, já deixou a máscara para os netos. Esteve a espreitar as filmagens, e aprova a iniciativa. “Fui careto durante uns tempos e acho que vai vir mais gente ao Entrudo. Por mim, esta iniciativa está aprovada”, salienta o habitante de Podence. 

O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, não se vestiu de careto mas participou na rodagem do videoclip. Também ele acredita que vai ser um sucesso. “Não queremos, de maneira nenhuma, alterar o que é o genuíno. Pretendemos uma forma diferente de promover o Entrudo Chocalheiro de Macedo de Cavaleiros, que vai decorrer de 14 de Fevereiro a 17”, sublinha o responsável. 
Em Podence, já se prepara o Entrudo Chocalheiro, este ano com direito a um videoclip promocional que será divulgado na internet no final do mês. 

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário