segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mais de três dezenas de seniores de Vinhais experimentam universidade

Os mais idosos do concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, dispõem de novo espaço para aprender das línguas à música e tradições e saúde, na nova Universidade Sénior com a abertura oficial marcada para quinta-feira.

O novo espaço tem 35 alunos inscritos e iniciará, em fevereiro, as atividades que vão do inglês, ao francês, artes, atividade física e desportiva, saúde pública e cuidados de saúde, danças, formação bíblica, informática e cidadania, como divulgou hoje o diretor, João Rodrigues Cunha.

O propósito deste projeto é "oferecer à população com mais de 50 anos um espaço de vida socialmente organizado e adaptado à sua idade, no sentido de proporcionar vivências que fortaleçam a personalidade, valorizem o modo de vida e, por conseguinte, a dignidade humana", segundo os promotores.

A mais recente universidade sénior do Nordeste Transmontano tem como entidade acolhedora a junta de freguesia de Vinhais e como parceiros o Agrupamento de Escolas, Bombeiros, Câmara, Centro de Saúde, Santa Casa da Misericórdia e Instituto Politécnico de Bragança.

A oferta formativa disponível de segunda a sábado é assegurada por "um corpo docente de 13 voluntários", num espaço que tem também como propósito "fomentar o apoio e o voluntariado social com base na cooperação técnica, científica e humana".

O pequeno concelho transmontano, com pouco mais de nove mil habitantes, segue a tendência do interior do país com uma população envelhecida e com este projeto, além de ampliar conhecimentos, propõe-se contribuir para "criar espaços de encontro na comunidade que se tornem incentivos e estímulos a um são espírito de convivência, partilha e solidariedade humana e social".

Visa ainda divulgar a história, cultura, tradições e valores locais e "proporcionar às famílias, utentes e restante comunidade uma participação ativa em estruturas de interajuda e construção/partilha de conhecimento".

A Universidade Sénior de Vinhais é membro oficial da Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS).

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário