sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Travanca reactiva Festa de Santo Estêvão

Baile Mandado é tradição única na região, que regressa à aldeia, a par das galhofas
Quase 20 anos depois renasceu em Travanca, Vinhais, a antiga Festa de Santo Estêvão. Trata-se de mais uma recuperação de uma festa de Inverno desaparecida que ainda se encontrava bem viva na memória da população com mais idade deste concelho, que tem a particularidade de abrir as Festas de Inverno, com a Cabra e o Canhoto, em Cidões, encerrando-as, na Quarta-feira de Cinzas, com os Diabos e a Morte de Vinhais. Pelo meio decorrem as Festas de Santo Estêvão e Festas dos Rapazes em Ousilhão, Travanca, Rebordelo e Vale das Fontes e o Entrudo de Lagarelhos, Vila Boa e Vinhais. 
Realizada no dia 27 de Dezembro constou, durante a tarde, de missa em honra do protomártir Santo Estêvão e tirou-se a esmola numa volta à povoação, com os mordomos e os gaiteiros acompanhados pelas crianças. À noite, e bem à maneira de antigamente, tiveram lugar as galhofas, num curral, onde decorreram as lutas na palha, o Baile Mandado, o arremate da esmola e a aparição dos dois Caretos de Travanca. 
Trata-se da única festa na região onde se faz o Baile Mandado no qual os dois mordomos comandam as lides indicando, com o seu cajado e a cada música dos gaiteiros, quem dança com quem.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário