O Butelo, bucho do porco cheio de ossinhos tenros, carnes magras e curadas, é resultado de saber ancestral enraizado nos costumes transmontanos. Este enchido é protagonista no festival que decorre de 20 a 22 de Fevereiro, em Bragança. A festa faz-se também com mostra de produtos da terra e animação de rua.
O butelo é o exemplo do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu sabor único.
Durante o Festival, será possível adquirir o butelo e as casulas, bem como todos os enchidos transmontanos e produtos hortícolas, num espaço instalado para o efeito na Praça da Sé.
Decorre em paralelo, de 13 a 22 de Fevereiro, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, onde será possível degustar este prato nos diversos restaurantes aderentes que servem também outros sabores da Terra Fria Transmontana.
É costume comer este enchido artesanal, típico das casas do distrito de Bragança, no sábado de carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chama casulas.
Durante o festival haverá animação de rua .
O festival é organizado pela Câmara de Bragança.
Local: Bragança
Contactos: Telefs: 273 304 200
Sem comentários:
Enviar um comentário