Depois da eleição de Jorge Nunes para gerir os fundos comunitários da região Norte surgem as primeiras reacções políticas.
O nome do ex-presidente da Câmara de Bragança foi o mais votado pelos autarcas. Em cima da mesa estava também o nome do ex-autarca de Guimarães, o socialista António Magalhães. Jorge Nunes foi eleito com apenas seis votos de diferença.
O presidente da Distrital de Bragança do PSD, José Silvano, acredita que o ex-autarca de Bragança pode dar um contributo importante para que as autarquias possam aproveitar os fundos europeus. “É de saudar haver um ex-autarca nesta nomeação para os fundos comunitários, a representar as autarquias, porque a sensibilidade está lá de quem exerceu o seu mandato durante 12 anos como presidente de Câmara tem a obrigação, tem a formação e tem a sensibilidade para acompanhar as autarquias no próximo quadro comunitário de apoio”, defende José Silvano.
Jorge Nunes foi a votação depois de o Governo ter chumbado o nome de Carlos Duarte, escolhido por unanimidade pelos autarcas.
O socialista Carlos Guerra não tem dúvidas que o ex-autarca de Bragança vai fazer um bom trabalho na Comissão de Coordenação Regional do Norte, mas lamenta a atitude do Governo por não aceitar a primeira escolha dos autarcas. “Primeiro felicitar o engenheiro Jorge Nunes que pela sua experiência vai fazer um belíssimo trabalho e será um digno continuador do óptimo trabalho que também fez o engenheiro Carlos Duarte. Depois não queria deixar de manifestar uma pequena mágoa porque uma das raras vezes em que tivemos aqui uma questão de unanimidade regional foi exactamente o Governo central que não aceitou e levou a um embate político-partidário”, salienta o socialista.
Declarações de José Silvano e Carlos Guerra ontem à noite no programa Preto no Branco, na Brigantia.
Depois desta eleição, o nome de Jorge Nunes vai ser indicado ao Governo pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, para que possa ser nomeado para o cargo de vogal da Comissão Directiva do Programa Operacional da Região Norte.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário