terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Património imaterial do Nordeste Transmontano candidatado à UNESCO

O património imaterial do Nordeste Transmontano e da zona raiana espanhola, do qual fazem parte as festas de Inverno dos Rapazes e os caretos, vai ser registado para integrar uma candidatura à UNESCO.
O trabalho de levantamento e registo está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, que abraçou o desafio lançado pela Secretaria de Estado da Cultura.
Para o presidente da CIM, Américo Pereira, esta é uma forma de preservar e valorizar as manifestações culturais da região.“Levantamento e registo de tudo o que é manifestações culturais imateriais ligadas às festas de Inverno das zonas raianas no sentido de fazer um projecto candidatável à UNESCO de todo este património riquíssimo de Portugal e Castela. Pode e deve entrar também nesta candidatura outros bens imateriais da região mais a sul da CIM”, explica o presidente da CIM.Tudo que é tradicional nas aldeias, vilas e cidades transmontanas e raianas será integrado nesta candidatura. “Tudo o que é lendas, tradições, mitologias que dão origem a várias obras imateriais das nossas aldeias e das nossas vilas, tudo isso tem que ser escrito, registado e futuramente candidatado a Património da Humanidade”, frisa Américo Pereira.
O trabalho de levantamento e registo das tradições transmontanas e raianas já começou e vai prolongar-se durante um ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário