Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Paulo Meirinhos, Garcia e Tó Zé - A Música Mirandesa Sempre Gostou de Si Própria

Instrumentos - Voz, Guitarra folk, bombo, acordeão.
Filmado em Miranda do Douro, Bragança, Norte (Alto Trás-os-Montes), a 11 de Março de 2011.
Realização: Tiago Pereira
Som: Sara Morais
Descrição do(s) instrumento(s) - A guitarra folk, tocada por Paulo Meirinhos, foi comprada numa loja em 1996 e é da marca japonesa Cort, sem qualquer característica que a distinga de qualquer outra guitarra folk. O bombo foi construído em 1992 por Ângelo Arribas. O acordeão cromático, de acordo com a informação de Paulo Meirinhos, tem mais de 40 anos.
Dados biográficos e percurso do(s) intérprete(s) – Nascido e crescido em Terras de Miranda vai contactando, desde cedo, com a música tradicional da região. Com Paulo Preto, Alexandre Meirinhos e Manuel Meirinhos forma os Galandum Galundaina, precisamente, para que não se perca e se divulgue a sua música de berço, a Mirandesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário