Mais de mil pessoas do distrito de Bragança já fizeram rastreios que têm como objectivo o diagnóstico precoce do cancro da cavidade oral.
Desde o ano passado que a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a fazer consultas gratuitas junto da população do Nordeste Transmontano, para prevenir esta doença.
O coordenador da Delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Bragança, António Machado, confessa que são detectados cada vez mais casos deste tipo de cancro, por isso o melhor remédio é mesmo prevenir.“Infelizmente isto é uma enfermidade que está a desenvolver-se, posso-lhe dizer que a taxa de pessoas que são aconselhadas a fazer exames complementares anda acima dos oito por cento, o que é preocupante. E têm aparecido também alguns casos graves, casos de internamento directo no IPO”, realça António Machado.
No sábado os voluntários da Liga estiveram em Vinhais e foram muitas as pessoas que se deslocaram ao Centro de Saúde da vila para fazer o rastreio.
João Leite Moreira, coordenador da Unidade Móvel de Estomatologia e Medicina Dentária da Liga Portuguesa Contra o Cancro, não tem dúvidas que estas consultas gratuitas são fundamentais para detectar casos numa fase inicial, até porque há muitas pessoas que não têm dinheiro para consultas regulares no dentista. “No âmbito da Estomatologia e da Medicina Dentária é um tratamento caro, nem todos os utentes têm depois recursos económicos para aceder aos mesmos. E sabemos que é importante ter uma saúde oram bem cuidada que também ajuda a diminuir a incidência do risco de cancro da cavidade oral. Há outros dois factores que são essenciais, altos índices de consumo de álcool e de consumo de tabaco, nomeadamente quando associados”, alerta o especialista.
Este rastreio em Vinhais foi promovido pela Delegação de Bragança da Liga Portuguesa contra o Cancro, pela Unidade Móvel de Estomatologia e Medicina Dentária do Núcleo Regional do Norte, com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Nordeste e da Câmara Municipal de Vinhais.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário