Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de março de 2015

António Ponte também defende candidatura conjunta dos Rituais de Inverno transmontanos

Também o diretor Regional da Cultura do Norte, defende que uma possível candidatura conjunta dos Rituais de Inverno do nordeste transmontano seria mais forte. A CIM já revelou que quer levar a cabo esta candidatura, e que conta com o apoio desta instituição.

No entanto, António Ponte clarifica que a candidatura conjunta não dispensa a recolha individual de cada uma das tradições, e que a apresentação à UNESCO é o último passo.

António Ponte deixa, para já, a prioridade neste processo.

Neste momento, foi já anunciado que a candidatura dos Caretos de Podence está em curso, e numa fase avançada. António Ponte também se manifestou sobre esta questão.

A Direção Regional da Cultura do Norte vai disponibilizar técnicos para trabalharem nesta parceria, e, espera-se que, para o ano, depois do término das festividades, haja já registos sobre estas tradições para serem preparados e submetidos à candidatura.

Declarações de António Ponte, que passou na sexta feira por Macedo de Cavaleiros para inaugurar uma exposição itinerante de arte sacra, intitulada “O Corpo e a Glória”.

São 22 peças, entre pinturas, esculturas e ourivesaria, desde do Porto até Miranda do Douro. Maria de Lurdes Rufino, da Direção Regional da Cultura do Norte, explica como nasce esta exposição.

A exposição está patente no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros. Duarte Moreno, presidente do município, destaca a importância de receber na cidade estas peças.

Até 3 de maio, O Corpo e a Glória, exposição para ver no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.

 Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário