Também o diretor Regional da Cultura do Norte, defende que uma possível candidatura conjunta dos Rituais de Inverno do nordeste transmontano seria mais forte. A CIM já revelou que quer levar a cabo esta candidatura, e que conta com o apoio desta instituição.
No entanto, António Ponte clarifica que a candidatura conjunta não dispensa a recolha individual de cada uma das tradições, e que a apresentação à UNESCO é o último passo.
António Ponte deixa, para já, a prioridade neste processo.
Neste momento, foi já anunciado que a candidatura dos Caretos de Podence está em curso, e numa fase avançada. António Ponte também se manifestou sobre esta questão.
A Direção Regional da Cultura do Norte vai disponibilizar técnicos para trabalharem nesta parceria, e, espera-se que, para o ano, depois do término das festividades, haja já registos sobre estas tradições para serem preparados e submetidos à candidatura.
Declarações de António Ponte, que passou na sexta feira por Macedo de Cavaleiros para inaugurar uma exposição itinerante de arte sacra, intitulada “O Corpo e a Glória”.
São 22 peças, entre pinturas, esculturas e ourivesaria, desde do Porto até Miranda do Douro. Maria de Lurdes Rufino, da Direção Regional da Cultura do Norte, explica como nasce esta exposição.
A exposição está patente no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros. Duarte Moreno, presidente do município, destaca a importância de receber na cidade estas peças.
Até 3 de maio, O Corpo e a Glória, exposição para ver no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário