Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Candelabro

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 1387
Supercategoria: Arqueologia
Categoria: Instrumentos e utensílios
Denominação: Candelabro
Título: Candelabro
Autor: Desconhecido
Datação: Época Romana
Matéria: Bronze.
Dimensões (cm): altura: 5; largura: 6; comprimento: 10; 
Descrição: Lucerna em bronze, de base circular em forma de cabeça, com dois orifícios um situado na testa, que seria para introduzir o material de combustão e outro na boca, por onde saía a chama. Do primeiro orifício sai uma espécie de concha, na horizontal, à moda de penacho que esconde a argola que permite segurar na Lucerna. Tem uma corrente a sair da orelha direita e presume-se que teria outras duas (uma na outra orelha e outra na concha) para suspensão. 
Incorporação: Doação - Castro de Dine
Proveniência: Castro de Dine.

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário