Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Busto-relicário

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 2397
Supercategoria: Arte
Categoria: Escultura
Denominação: Busto-relicário
Autor: Desconhecido
Datação: XVII d.C. - Desconhecida
Matéria: Madeira policromada e dourada
Dimensões (cm): altura: 66; largura: 50; espessura: 20; 
Descrição: Escultura de madeira policromada que faz parte de um conjunto de doze relicários, cuja composição é algo rígida, com poses hieráticas, braços e mãos totalmente expostos e pouco destacados. Apenas uma ligeira torsão do corpo ou o voltear da cabeça quebram esta estaticidade, própria de uma produção local. A escultura está assente em pequena base que outrora apresentava uma legenda. Representa meio corpo de homem, esculpido em vulto pleno, em pose hierática. Tem elmo com a viseira levantada, em tons de dourado e acastanhado, deixando a descoberto o rosto de pele clara e faces rosadas com olhos castanhos bigode e barbas curtas. Apresenta a mão esquerda fechada junto ao ombro e a mão direita, também, fechada junto ao ventre. Tem vestida uma couraça, pois seria possivelmente um guerreiro em dourado e acastanhado, ostentando ao pescoço como se de um pendente se tratasse, um alvéolo de forma oval e na vertical onde estaria guardada a relíquia do Santo, protegida por uma vidraça. Pode ver-se que houve uma tentativa de individualização das personagens pelo tratamento que é dado a cada uma delas, a toda os níveis. 
Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário