Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Caso de meningite leva a rastreio de 90 crianças em Bragança

O diagnóstico de meningite num menino de cinco anos levou hoje ao rastreio e tratamento de cerca de 90 crianças e profissionais de um infantário de Bragança.

O caso surgiu no jardim-de-infância do Centro Escolar de Santa Maria e desde as 12:00 que estão em curso medidas de prevenção do contágio e esclarecimento, como adiantou à Lusa Inácia Rosa, delegada de saúde coordenadora da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A criança afetada "está estável e a evoluir favoravelmente", segundo as últimas informações recolhidas pela delegada de saúde.

Inácia Rosa explicou à Lusa que todas as crianças do jardim-de-infância foram rastrear e iniciaram a medicação que é administrada em quatro doses.

O mesmo procedimento foi adotado em relação aos profissionais adultos que estão em contacto com as crianças.

A Lusa tentou também falar com a direção do estabelecimento, que se recusou a prestar declarações.

Os pais das crianças foram chamados para uma reunião de esclarecimento às 17:30.

A delegada de saúde explicou à Lusa que a meningite é causada por uma bactéria que se transmite, não através do ar, mas através da saliva ou objetos.

"Há pessoas que são portadoras e que convivem perfeitamente coma bactéria. De um momento para o outro pode tornar-se patogénica e é aí que se pode transmitir", explicou.

Segundo a responsável, é muito mais frequente nas crianças e mais rara nos adultos.

As medicações e os meios disponíveis atualmente fazem com que as sequelas não sejam tão frequentes como antigamente, garantiu.

A delegada de saúde adiantou ainda que "nos últimos anos não tem havido casos" de meningite na área da ULS do Nordeste, que corresponde ao distrito de Bragança.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário