Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em maio, Cantarinhas e Estudantes animam fim de semana em Bragança

A secular feira das cantaras de barro e do renovo para as culturas da primavera, cujo programa foi hoje divulgado, coincide com o momento alto da Semana Académica em que as famílias dos estudantes finalistas se deslocam a Bragança para a queima das fitas e bênção das pastas, no dia 02 de maio.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, não tem dúvidas de que "esta feliz coincidência será a oportunidade de muita gente que chega de fora conhecer a feira, visitar e fazer negócio e contribuir para a dinamização económica do concelho".

Na feira há cantaras de todos os tamanhos e feitios entre cerca de 400 feirantes que vão ocupar as ruas da cidade entre 29 de abril e 03 de maio, mas as típicas cantarinhas de barros que dão nome ao certame e que antigamente preservavam a água fresca são atualmente peças de artesanato e ganharam um lugar entre os 62 artesãos que inauguram o programa das festas com a feira de artesanato.

As Cantarinhas propriamente ditas são três dias, entre 01 e 03 de maio, com todo o tipo de produtos à venda, mas um espaço reservado a 15 produtores locais que vão vender o tradicional renovo na rua Direita.

Ao lado na Praça Camões há a novidade desta edição com animação e diversões para crianças e jovens.

A organização do evento é uma parceria entre a autarquia e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) que mais um ano promove a iniciativa 'O Comércio Sai à Rua', envolvendo os estabelecimentos comerciais da cidade no evento com a permissão de exporem os seus produtos à porta das lojas.

A Câmara autorizou o prolongamento do horário do funcionamento do comércio na cidade.

A dinamização da zona histórica da cidade é outro dos propósitos dos organizadores que, nos últimos anos têm feito com que a Feira das Cantarinhas vá regressando ao seu espaço tradicional, depois de algumas experiências de diferentes localizações.

Associados à feira estão também outros eventos, nomeadamente desportivos, como passeios todo-o-terreno, a Milha das Cantarinhas e um percurso pedestre calendarizado para 10 de maio.

A organização decidiu integrar também no programa a exposição de cão de gado transmontana que decorrerá no 25 de abril em Bragança.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário