Em Mirandela, 72 munícipes adoptaram árvores de fruto nos jardins da cidade.
Trata-se da iniciativa “Jardins com vida, cor e sabor”, lançada pela Câmara Municipal, inserida nas actividades de sensibilização realizadas para assinalar o Dia da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Água e o Dia Meteorológico Mundial.
A campanha implica a adopção de árvores fruteiras por parte dos munícipes, que se comprometem a cuidar delas e que poderão literalmente recolher os seus frutos. As primeiras plantações começaram no dia 21, Dia da Árvore, no parque Dr. José Gama.
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, adianta que o projecto faz parte de uma “estratégia da Câmara, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, que prevê o aumento da fruta nos jardins municipais”. Outra das motivações é o “envolvimento social, porque pedimos às pessoas que adoptam a árvore que a protejam e que ajudem na manutenção dos jardins”, sublinha o autarca.
Foram ainda realizadas várias actividades destinadas à comunidade escolar mas também ao público em geral, culminado, na passada segunda-feira, numa acção de limpeza da Ribeira de Carvalhais, que atravessa parte da cidade e desagua no Rio Tua.
Noémia Janela, técnica do sector de ambiente da autarquia, explica que, não só os sedimentos de árvores, mas também o entulho junto às margens constituem os principais problemas naquele troço. A responsável explica que estas ações são necessárias para “manter as condições de escoamento da água e sedimentos em situação normal e minimizar as situações de risco para pessoas e bens em situações de cheias”.
Houve ainda plantações feitas por crianças e idosos, trocas de garrafas de plástico por árvores e uma exposição para assinalar o Dia Mundial da Água, bem como entradas livres na Piscina Municipal.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário