A partir do dia de hoje, 7 de maio, Lisboa vai ser mais uma vez o palco para a décima edição do Festival Internacional Máscara Ibérica , que decorrerá até ao dia 10 na capital portuguesa.
O Festival Internacional Máscara Ibérica é considerada pela sua organização como “a maior mostra de turismo regional”. A partir de hoje e até ao próximo domingo, o Rossio e a Baixa lisboeta serão o grande palco da cultura ibérica com a Mostra das Regiões, concertos e muita animação com actividades que vão expor a riqueza cultural das máscaras e das tradições a elas associadas.
Prevê-se que cerca de 690 participantes percorram as artérias da Baixa de Lisboa em representação de várias regiões de Portugal e Espanha , entre elas o Nordeste Transmontano, o Douro, a Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra ou Cantábria, por exemplo.
Os caretos de Podence, os Caretos de Parada (Bragança), os Caretos de Vila Boa de Ousilhão (Vinhais), o Velho de Vale do Porco (Mogadouro), o Careto e a Velha de Valverde (Mogadouro), a Festa da Velha de Vila Chã (Miranda do Douro) e a Festa do Belho (Miranda do Douro) estarão representados no X Festival Internacional da Máscara Ibérica , participando no desfile do dia 9 de maio, que se realizará pelas 16h30, partindo da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro.
Para além do colorido desfile, o programa conta também com a presença de variada gastronomia sendo apresentados showcookings e workshops. O vinho também não vai faltar, assim como o fumeiro, doçaria regional e peças artesanais nacionais e espanholas que serão expostas em 30 espaços diferentes projectados para o efeito.
Do programa faz ainda parte uma permanente animação de rua e concertos de música folk de raiz tradicional europeia estando agendado para a noite do dia 9, sábado, a actuação do grupo mirandês "Galandum Galundaina ”.
O X Festival Internacional Máscara Ibérica, é uma iniciativa da PROGESTUR (associação de turismo e cultura) em parceria com a EGEAC.
Sem comentários:
Enviar um comentário