terça-feira, 5 de maio de 2015

Mirandelenses conseguem primeiro lugar em concurso de inovação

Quatro alunas de Mirandela ganharam competição nacional com projecto inovador
Com uma criação inovadora, quatro alunas da Escola Secundária de Mirandela arrecadaram o primeiro prémio no concurso nacional “Isto é uma Ideia”, competição integrada no projecto “Pense Indústria Nova Geração”, promovida pelo centro tecnológico CITEVE e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
As estudantes do 10º ano criaram uma almofada que monitoriza a evolução do sono, através de um dispositivo colocado no seu interior. O aparelho pode ser programado para decidir quando o utilizador deve acordar ou emitir estímulos para voltar a dormir, no caso de o sono ser ténue, tendo a vantagem de permitir acordar apenas uma pessoa.
Bruno Pereira, professor de Físico-Química, que orientou as estudantes neste processo, explica que a iniciativa “pretende que um grupo de alunos proponha um conceito, uma ideia exequível e que não exista no mercado”. Foi isso que as jovens de 15 anos fizeram. Inês Pereira avançou com a ideia. “Lembrei-me dos meus pais, que acordam à mesma hora e a minha mãe só vai trabalhar mais tarde, então pensámos numa almofada que só acordava o utilizador”, diz a aluna.
Todas as alunas se dizem surpreendidas com a vitória. “Achámos que apresentámos bem a nossa ideia, mas foi uma admiração termos passado à última fase e ganho”, diz Maria Miranda, adiantando que “muita gente já pediu uma almofada”.
Beatriz Costa afirma que não foi difícil desenvolver a parte técnica do projecto, e diz que aprenderam “muita coisa acerca das funcionalidades do dispositivo, e também das fases do sono”.
Para Carolina Alves, participar no concurso foi também importante para as ajudar a perceber “a componente do marketing e a maneira como as pessoas têm de trabalhar para conseguir encontrar formas de melhorar capacidades relacionadas com o sono”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário