Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vespa das Galhas do Castanheiro discutida na Assembleia Municipal

A Reunião da Assembleia Municipal de Bragança, realizada em 30 de abril de 2015, iniciou com uma explicação detalhada, pelo Diretor da Escola Superior Agrária de Bragança, Professor Albino Bento, sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro, uma das principais problemáticas que atualmente afeta o setor agrícola.

Esta iniciativa surgiu na sequência do pedido efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, no sentido de apresentar esta temática aos membros da Assembleia Municipal, sendo o desenvolvimento económico e do meio rural uma preocupação constante e um pilar estratégico de atuação do Executivo Camarário.

Foi, ainda, aprovada uma Moção, por todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, solicitando que as Autoridades competentes adoptem as medidas necessárias ao combate eficaz deste potencial flagelo económico e social para a região de Trás-os-Montes.

A Vespa das Galhas do Castanheiro foi detetada na área de Trás-os-Montes, mais concretamente nos Concelhos de Valpaços e mais recentemente em Bragança, pelo que é fundamental uma vigilância atenta por parte dos agricultores, no que concerne às plantações recentes de castanheiros importados ou comprados em viveiros fora do Concelho de Bragança, e comunicados os eventuais focos às autoridades competentes (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte).

De referir o forte impacto negativo que pode ter a Vespa das Galhas do Castanheiro na produção de castanha no Nordeste Transmontano, podendo no pior cenário provocar, a partir do 2.º ano, quedas de produção até 70%.

A castanha é o produto agrícola mais rentável de Trás-os-Montes e responsável pelo maior volume de exportações do nordeste transmontano, estando esse contributo avaliado em cerca de 100 milhões de euros, criando riqueza, emprego e contribui para a fixação das pessoas no meio rural, e assim para a coesão territorial, económica, social e ambiental dos territórios de baixa densidade.

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário