sexta-feira, 5 de junho de 2015

Concluído restauro do cadeiral da Sé de Miranda do Douro‏

Estão a decorrer trabalhos de requalificação da Sé de Miranda do Douro, tendo já sido concluído o restauro do cadeiral que foi integralmente desmontado e tratado em atelier, assim como foi concluído o restauro do armário das lanternas e das opas, por parte da empresa "DETALHE”, com sede em Lisboa.

A necessidade de transferir o cadeiral para restauro em atelier deveu-se, por um lado, ao estado de degradação do mesmo, e por outro, à necessidade de acesso a meios de tratamento auxiliares, condições e equipamentos necessários para o tratamento de material desta natureza. 

No projeto de requalificação da Concatedral de Miranda do Douro prevê-se ainda o restauro de algum património religioso que se encontra na Sé mirandesa. Atualmente, está em curso a intervenção de conservação e restauro de obras pertencentes à Concatedral de Miranda do Douro. A mesma tem por objetivo estabilizar danos que estão a por em risco a materialidade das obras. Está previsto nestes trabalhos o tratamento de 9 pinturas sobre tela sendo que 2 destas serão conservadas e restauradas e as restantes conservadas. 

Os trabalhos estão a ser realizados pelo Conservador Restaurador José Mendes, Doutorado em Conservação de Pintura pela Universidade Católica do Porto. 

As obras na Concatedral de Miranda do Douro, orçadas em um milhão de euros, são coordenadas pela Direção Regional de Cultura do Norte e contam com o apoio do Município de Miranda do Douro e da Diocese de Bragança-Miranda. 


Inserem-se no projeto Rota das Catedrais que tem um orçamento global de 4,5 milhões de euros para a requalificação das sete catedrais da região Norte.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário