O vídeo de um gato a arder naquilo que é descrito como uma “tradição portuguesa” nas festas de São João da freguesia de Mourão, Vila Flor, causou uma onda de indignação nas redes sociais.
A Associação Midas denunciou hoje, através do seu perfil de Facebook, um caso que está a causar indignação generalizada nas redes sociais e que já chegou a alguns meios de comunicação.
Trata-se de um ritual chamado ‘Queima do Gato’ que é levado a cabo no âmbito das festas de São João, na freguesia de Mourão, em Vila Flor.
O vídeo tem a duração de cerca de 5 minutos e mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste. O poste vai sendo queimado até que o recipiente cai, sendo que o animal é atingido pelas chamas.
De acordo com o relatado pela mesma associação, o animal mostra sinais de sofrimento, envolto em chamas após o quebrar do recipiente em barro.
“A Queima do gato é uma festa tradicional portuguesa que tem lugar no Mourão (Vila Flor) durante a época das festas de São João”, estaria escrito na legenda do vídeo.
A filmagem foi publicada no YouTube pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor mas entretanto foi removida.
“A este tipo de festa assistem sempre crianças”, diz a mesma associação, que pede a ação das autoridades para agir em conformidade com a lei.
Sem comentários:
Enviar um comentário