Terminou ontem no auditório do Nerba, em Bragança uma série de debates que percorreram nos últimos meses a região transmontana sobre a "Iniciativa Portugal 2.0" com um debate sobre o futuro do interior, organizado pela empresa Colorelephant com o apoio da CCDRN.
O objectivo era identificar problemas e apontar caminhos para o futuro regional.
Num dos painéis dedicado à discussão sobre como comunicar a região, Ryan Opaz do Catavino, um blog de promoção de vinho direccionado para os mercados dos EUA e do Reino Unido, diz que não estamos a aproveitar o verdadeiro potencial da região quando não a promovemos integrada num pacote que venda Portugal por inteiro: “Pacotes turísticos organizados é uma boa forma de o fazer, por exemplo, trabalhar com pessoas como eu. Convençam-me a mim que eu convenço os turistas a verem o que precisam. Ou seja, as pessoas convencem-me acerca dos seus lugares...mas o que vimos no debate de hoje foi mais a forma de nos convencermos uns aos outros de que o não estamos a fazer bem, quando era suposto demonstrar a paixão que todos partilhamos. Aqui é que está a verdadeira chave para o problema, quem é que quer saber o que os outros pensam acerca de vocês? Isso não interessa.
Precisam é de dizer alguma coisa acerca de vocês. E se vocês se passam a vida a queixar-se disso, então estão a falhar a comunicar a vossa mensagem. Ignorem-nos e vão lá fazê-lo sozinhos, e nos dias de hoje com tantas ferramentas de comunicação que permitem uma comunicar de forma tão fácil, não o fazer e incomodarem-se com problemas que estão fora do vosso controlo, é suicídio!
Já para Cátia Barreira, directora da revista regional Raízes, outra das oradoras neste painel, estamos a dividir ainda mais a região, o que torna quase impossível de a promover ou comunicar de forma eficaz.
Esta empresa lançou ainda um concurso de ideias com o patrocínio da Microsoft sobre como repovoar o interior, tendo recebido cerca de 80 propostas.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário