Começa hoje o primeiro Festival Literário de Bragança. A iniciativa, que tem como objectivo incentivar a leitura, promete espalhar a literatura por vários pontos da cidade.
O evento, que decorre até sábado, vai apostar em particular nas leituras.
Estão programadas cerca de 20 destas sessões, em que serão os próprios escritores convidados a ler os seus textos.
A vereadora da cultura da Câmara Municipal de Bragança, Cristina Figueiredo explica quais as iniciativas que vão constituir o programa desta iniciativa. “Há uma forte componente de leituras, em que serão os próprios escritores a fazer leituras dos seus trabalhos, haverá mesas de debate, e a venda de livros, não propriamente feira do livro, mas daremos oportunidade aos livreiros locais de comercializar obras, nomeadamente do autores presentes no festival”, refere a responsável. Haverá também uma exposição de ilustração, com trabalhos de autores portugueses, patente durante o festival literário.
Outra componente em destaque será a visita de Escritores e ilustradores às escolas, que farão sessões de apresentação dos seus trabalhos a alunos de vários ciclos de ensino. “O Festival Literário de Bragança pretende envolver toda a comunidade, a componente escolar é muito importante, mas este festival pretende envolver desde o pré-escolar até à terceira idade”, refere Cristina Figueiredo.
Nos três dias do festival literário marcam presença 18 autores, entre escritores locais, nacionais e também do Brasil, destacando-se nomes como Francisco José Viegas, Afonso Cruz ou Fernando Dacosta entre outros.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário