A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, recentemente aprovada pela UNESCO, foi tema da 28ª Cimeira Ibérica que decorreu ontem, dia 22 de junho de 2015, em Baiona, Espanha.
Os representantes dos dois países congratularam-se “pela aprovação da candidatura conjunta apresentada por Espanha e Portugal da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação territorial ZASNET, que foi aprovada pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa o Homem e a Biosfera (MaB) da UNESCO durante a sua última reunião, realizada em junho de 2015.
Esta é a segunda Reserva da Biosfera Transfronteiriça existente entre Portugal e Espanha e a décima quinta reserva da biosfera transfronteiriça da UNESCO a nível mundial.
Os dois estados membros reiteraram e reforçaram a cooperação nas temáticas como a Administração Interna, Justiça, Turismo, Energia, Fomento, Política Social, emprego e Segurança Social, Educação e Cultura, Saúde, Defesa, Pescas, Negócios Estrageiros. Assinalaram a importância para o Mediterrâneo/ Vizinhança Sul e Líbia no sentido que “Espanha e Portugal continuarão a trabalhar pelo reforço das relações euromediterrânicas com a finalidade de fazer da região um espaço de paz e segurança, de intercâmbios e de prosperidade partilhada”.
Espanha e Portugal afirmam a importância de África e garantem que “ambos os países continuarão a trabalhar conjuntamente, tanto bilateralmente como no seio da EU”.
Sem comentários:
Enviar um comentário