Dois estudantes foram distinguidos no Concurso “Conta a Tua Terra”, promovido pela Rota da Terra Fria Transmontana, dirigido a alunos do 1º e 2º ciclos, que contaram uma histórias sobre a sua terra.
O presidente da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, Hernâni Dias, explica os objectivos deste concurso. “O objectivo é tentar aproximar a comunidade escolar da Rota da Terra Fria e da Associação de Municípios, através de um concurso onde os alunos possam contar uma história relacionada com a Terra Fria. Tem também o objectivo de estimular a escrita, de fazer com que os alunos comecem a perceber melhor a sua própria terra, escrever sobre ela e com isso levar a que haja uma salutar concorrência ao nível da escrita”, frisa o autarca.
O vencedor do 1º ciclo, foi Carlos Veiga, aluno do 3º ano, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança com”Uma história da aldeia”. Já no 2º ciclo, a vencedora foi Juliana Santos, aluna do 5º ano, do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, com a história “A viagem de Maria a Bragança”.
Se a história de Juliana fala da cidade, a de Carlos fala da aldeia do Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros.Os agrupamentos vencedores receberam 400 euros como prémio.
As histórias vão ser publicadas na próxima edição do Jornal NORDESTE.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário