Vai surgir na Região Norte um prémio literário para fomentar e incentivar a criação literária dos jovens criadores. O Prémio vai chamar-se Nortear e destina-se a escritores entre os 16 e os 36 anos.
Materializando o Memorando de Entendimento celebrado, no passado dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, com o objetivo de estabelecer as bases e critérios para as ações conjuntas de colaboração a desenvolver entre as referidas entidades, a Direção Regional de Cultura do Norte promove, no próximo dia 11 de junho, pelas 11.30 horas, na Casa Allen, a sessão de apresentação do Regulamento do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, uma iniciativa da Junta da Galiza e da Direção Regional de Cultura do Norte.
A sessão contará com as presenças de António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, Anxo M. Lorenzo Suárez, Secretário-Geral da Cultura da Galiza, Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Maria Geraldes, Diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal e Cristina Robal González, Diretora Geral de Bibliotecas da Galiza.
Na mesma ocasião, serão apresentadas as obras literárias cedidas por vários municípios da Região Norte de Portugal, bem como pela Biblioteca da Galiza.
As referidas obras foram já incorporadas na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte, instalada na Casa Allen, no Porto.
Sobre o Prémio Literário Nortear
O Prémio Literário Nortear tem como objetivos distinguir, anualmente, obras literárias originais; promover o aparecimento de novos escritores, incentivando a produção de obras inéditas no domínio da ficção; incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na Euroregião Galiza - Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras.
Podem candidatar-se ao Prémio Nortear todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, residentes na Euroregião Norte de Portugal ou na Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos.
O Prémio Literário será dedicado a obras originais, escritas nas línguas portuguesa e galega, no género de relato curto/conto, e terá um valor monetário de dois mil euros (2000€) atribuído ao vencedor/a.
As obras participantes devem ser enviadas, por correio postal, para Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário