sexta-feira, 17 de julho de 2015

Enfermeiros vão ensinar a ter cuidado com o sol e o calor no Azibo

Amanhã, entra as 15h e as 17h, é hora de prevenir na Albufeira do Azibo.

Profissionais da saúde unem-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro, e vão estar a alertar os banhistas sobre os cuidados a ter com o sol e o calor. O Azibo foi o único local do nordeste escolhido, a par de Viana do Castelo e de Vila Nova de Gaia, e Jorge Cadete, presidente da Secção Regional de Norte da Ordem dos Enfermeiros, explica porquê.

“Nós no interior temos barragens, albufeiras com areia que também fazem de praias fluviais e onde também temos a população em exposição ao sol. Sentimos que não há esse cuidado e como são praias fluviais pensam que os cuidados não são necessários e, por isso, não percebem que continuam a ser momentos de exposição que, sendo no pico máximo solar, é prejudicial seja onde for. E o motivo de o fazermos no interior e nestas praias é também para chamar a atenção desses espaços.”

Os grupos de risco, idosos e crianças, estão em destaque nesta prevenção. E agora, o horário de maior perigo para exposição solar foi alargado, estando fixado entre as 11h e as 17h, duas horas a mais do que o anteriormente prescrito, do 12h às 16h.

“Nós sabemos, e por mais que previnamos as pessoas, elas pensam sempre que não são as atingidas. É necessário alertar para que tenham cuidado com as crianças e os idosos, pois a pele quer de uns quer dos outros têm os mecanismos de defesa muito mais deficitários. As crianças porque ainda estão em período de amadurecimento e organização dos mecanismos de defesa, e as pessoas mais idosas porque há envelhecimento da pele e, consequentemente, uma baixa das defesas ativas. Portanto, incidimos principalmente sob estes dois grupos mais vulneráveis, o que não quer dizer que deixamos de sensibilizar os adultos para a exposição excessiva principalmente agora no pico de calor. Até por orientação da direção geral de saúde em termos de normas orientadoras nesse sentido, entre as 11h e as 17h, recomenda-se que hajam todos os cuidados com a exposição excessiva ao sol, principalmente em termos de prevenção dos raios ultravioleta.”

E há um ditado popular que pode servir na hora de se estender ao sol.

reduzido 3“Uma dica que se dá para uma melhor segurança  é a de  estar exposto ao sol só quando a nossa sombra for superior à nossa altura. São aqueles ditados populares que acabam por se evidenciar. Sabemos que quando a sombra é maior que o corpo é sinal que a exposição aos raios solares é menos incisiva.”

Vai haver ainda um dermatoscópio para diagnóstico precoce das alterações da pigmentação da pele, e os banhistas vão ser ensinados, por exemplo, a colocar corretamente protetor solar.

Esta é uma atividade conjunta da Unidade de Cuidados para a Comunidade de Macedo de Cavaleiros, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Secção Regional do Norte dos Enfermeiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário