A Brigada Victor Jara tem presença de honra na 16.ª edição do Festival Intercéltico de Sendim (FIS), um evento promovido pela Associação Sons da Terra e com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e Junta de Freguesia de Sendim.
Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto as cidades de Miranda do Douro e a vila de Sendim vão ser palco de mais uma edição do FIS, que este ano tem como cabeça de cartaz o lendário grupo Brigada Victor Jara na celebração dos seus 40 anos de existência.
Mário Correia, director do FIS, disse, citado pela Agência Lusa, que a Brigada Victor Jara foi um grupo pioneiro na divulgação da música de Trás-os-Montes, em particular da zona do Planalto Mirandês. "Em termos de discografia da Brigada Victor Jara, a região transmontana é a mais representada na dezena de discos da formação ao longo de 40 anos", referiu o musicólogo.
Durante os 4 dias em que decorre o festival, os concertos musicais e as iniciativas paralelas ao evento dividem-se pela vila de Sendim e pelo largo D. João III, em Miranda do Douro, onde, a abrir o FIS, no dia 30 de julho, actuarão Andrés Peñabad e Cecina de Léon Folk.
No dia 31 será Sendim a receber, no Parque das Eiras, os Arrefole, os Seu e os Cecina de Léon Folk.
O dia 1 de agosto ficará marcado pela presença da Brigada Victor Jara que dividem a noite sendinense com Andrés Peñabad e Rare Folk da Andaluzia. Já o dia 2 de agosto estará reservado para o IV Encontro Ibérico de Danças de Pauliteiros.
Apenas os concertos das noites em Sendim são pagos a 12,50 euros por noite, um preço que se mantém sem alterações há cerca de dez anos, podendo ser adquiridos no local, uma vez que não existem problemas de lotação.
Sem comentários:
Enviar um comentário