terça-feira, 21 de julho de 2015

Hortas Bio do programa Eco-Escolas: Escola do 1º Ciclo da Santa Casa de Bragança conquistou segundo lugar em concurso nacional

A Escola do 1º Ciclo Dr. Diogo Albino de Sá Vargas da Santa Casa da Misericórdia de Bragança conquistou o segundo lugar no concurso nacional das Hortas Bio do programa Eco-Escolas.

Neste concurso, participaram 378 escolas, das quais 17 foram premiadas em diferentes categorias. A escola de Bragança arrecadou a “medalha de prata” na categoria de hortas verticais. O projeto em questão reutiliza materiais e distingue-se por promover o intercâmbio geracional. Pela distinção a escola vai receber uma ação de sensibilização sobre “Alimentação Saudável”.

A estrutura está montada numa parede do recreio da escola, local de passagem obrigatória a toda a comunidade escolar, contribuindo para a sensibilização pela preservação, dinamização e embelezamento dos espaços exteriores.

Este projeto foi desenvolvido de forma a respeitar os princípios da agricultura biológica, como a recolha de águas pluviais para rega, as consociações de culturas e a compostagem, constituindo um exemplo de como é possível criar uma horta biológica quando se dispõe de pouco espaço ou terreno.

Desde que foi criada, há cerca de um ano, as crianças acompanham todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira à rega e manutenção.

Devido à proximidade, e por pertencer à mesma instituição, a manutenção da horta envolve também a participação dos idosos na mesma. Um projeto intergeracional que promove o convívio entre gerações e o respeito pela natureza Todos os premiados no concurso receberão um livro “Sementes à Solta”, de Fernanda Botelho e um Kit Aromáticas Vivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário