Começa hoje a 13.ª edição do festival itinerante ‘L Burro i l Gueiteiro’.
Até domingo é possível descobrir algumas das tradições do planalto mirandês, em particular as associadas aos tocadores e à raça autóctone.
A edição deste ano do festival ‘L burro i l Gueiteiro’ vai concentrar as actividades nas aldeias de Freixiosa e Vila Chã da Braciosa, no concelho de Miranda do Douro.
Joana Braga da AEPGA - Associação para o estudo e protecção do gado asinino – a entidade organizadora do evento, refere que os burriqueiros são convidados a conhecer uma cultura que continua em evolução. “Queremos proporcionar às pessoas o que de melhor o planalto mirandês tem e acima de tudo mostrar que aqui a cultura não está como muita gente pensa parada, mas está bastante dinâmica e muito rica”, esclarece.
Por estes dias, são esperados no planalto cerca de 400 participantes no festival itinerante tradicional. Estimando-se que muitos mais assistam aos concertos nocturnos com entrada gratuita. Um público que tem vindo a aumentar.
Aguarda-os um programa repleto de actividades e com a promessa de surpresas. “Vamos ter passeios de burros, concertos de música tradicional, contadores de histórias, uma leitura encenada do livro de Isabel Mateus, ‘Sultão - Um Burreco que veio de Miranda’, teatro e oficinas, e julgo que o programa está bastante recheado de actividades”.
O festival ‘L Burro i l Gueiteiro’, que decorre até domingo, pretende afirmar-se como iniciativa diferenciadora no panorama dos festivais que por esta altura se realizam.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário