quarta-feira, 22 de julho de 2015

"Pratos Solidários" apoiam famílias carenciadas

Aproveitar os desperdícios alimentares dos restaurantes para ajudar famílias carenciadas. 
Uma iniciativa que vai ser colocada em prática na cidade de Mirandela através do projecto “Pratos Solidários”.
A ideia foi lançada ontem através do projecto Incentivar e dos vários parceiros da rede social da cidade do Tua, depois de ter sido uma das 30 ideias vencedoras, a nível nacional, do concurso “Mundar - Muda o teu Mundo” do programa Escolhas.
Nesta fase inicial, durante quatro meses, vão ser apoiadas sete famílias. “Os estabelecimentos que aderiram nesta primeira fase vão apadrinhar uma família. Essa família vai ser sinalizada e referenciada pela rede social de Mirandela e pelos parceiros que prestam apoio. Durante quatro meses essas famílias vão ser ajudadas nesta fase de experiência do projecto”, explica Francisco Mendonça, responsável pelo Incentivar. Nesta primeira fase do “Pratos Solidários” participam cinco restaurantes, uma padaria, uma escola e a Fundação Salesianos. 
O objectivo é, no próximo ano, integrar mais restaurantes na iniciativa e aderir ao projecto “Zero Desperdícios”, que já decorre em quatro concelhos de Lisboa. Armando Ribeiro, proprietário de um dos restaurantes que se juntou ao projecto, aplaude a ideia. “Fazem-se três a quatro pratos diários e sobra sempre comida. É uma iniciativa boa pois vamos dar algo que vai fazer diferença a quem precisa”. São várias as famílias que diariamente procuram ajuda. Paulo Correia, que também tem um restaurante, destaca a importância de ajudar quem mais necessita. “Temos que ajudar as pessoas. É uma boa iniciativa. Em vez de a comida ir para o lixo damos a quem precisa. Mas já ajudávamos várias pessoas que no final dos almoços e jantares nos procuram”. 
Durante os próximos quatro meses a iniciativa “Pratos Solidários” vai ajudar sete famílias carenciadas de Mirandela, mas o objectivo é dar continuidade ao projecto no próximo ano. De referir que outras famílias já foram sinalizadas e são acompanhadas na cantina social da Santa Casa da Misericórdia.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário