O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) quer criar um Clube da UNESCO em Vimioso, dedicado aos temas da antropologia e tradições culturais do nordeste.
O centro, com a chancela do organismo integrado na ONU, terá como prioridade generalizar o acesso dos jovens à informação sobre estes temas e reforçar o apoio ao associativismo jovem.
O clube foi proposto pelo director Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, que vai agora, em conjunto com a Câmara Municipal de Vimioso e associações locais, sugerir à UNESCO a criação deste centro. “Queremos propor a criação de um Clube UNESCO que integre a rede regional do Norte, dedicado à questão da antropologia e da cultura tradicional de Trás-os-Montes.
A iniciativa será proposta em articulação com a Associarte Cine e com o Município de Vimioso, adianta o responsável. O associativismo e este tipo de iniciativas são áreas que o IPDJ se compromete a potenciar e a continuar a financiar, já que, de acordo com Manuel Barros “podem contribuir para a atractividade e a fixação de jovens, nomeadamente qualificados e que não têm emprego, em regiões como a transmontana”.
Este será o segundo clube UNESCO do distrito, depois da criação em 2013 do centro de Bragança dedicado à Desertificação no Mundo Rural.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário