Arrancou no passado dia 13 de Setembro o festival "Oito Mãos, monumentos com música dentro", que pela terceiro ano consecutivo vai percorrer a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A edição de 2015 arrancou no fim-de-semana passado na aldeia de Braços, concelho de Tabuaço, e apenas vai culminar no dia 31 de Outubro no castelo de Vila Pouca de Aguiar. Pelo meio ficarão oito concertos que levam até emblemáticos monumentos da região a magia da música interpretada por quartetos. .
O objectivo, segundo a organização do evento, é pôr em destaque a riqueza monumental da região e a diversidade musical dos quartetos. Desta forma pretende-se promover a cultura material e imaterial de uma região com fortes potencialidades turísticas. Este festival, que nas últimas duas edições se impôs como uma iniciativa marcada por uma grande qualidade, constitui, durante a fase inicial do Outono, uma nova oferta cultural dentro de Trás-os-Montes e Alto Douro. .
Torre de Moncorvo, Penedono, Freixo de Espada-à-Cinta, Lamego, Vila Real, Tabuaço, Vila Pouca de Aguiar e Mesão Frio são os municípios por onde vão passar os 8 concertos agendados. .
As formações, que serão sempre quartetos, actuarão em diferentes monumentos. Este ano pela região vão passar os “Lulavai”, um quarteto de harpas, “Tutti Flauti”, quarteto de flautas transversais, “Claustros Ensemble”, quarteto de sopros e percussão, “Portocello”, quarteto de violoncelos, “Artur Caldeira/Quarteto de Guitarras de Braga”, quarteto de guitarras clássicas, “Arte Mínima”, quarteto de flautas de Bisel, e “Elle Quartet”, um quarteto de saxofones.
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:
Enviar um comentário