Foram apresentados, no dia 9 de outubro de 2015, em sessão pública realizada na Sala de Atos (Teatro Municipal), os sete projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Geral e Jovem “Eu Participo”.
Os cidadãos foram desafiados a participar ativamente na definição das políticas locais para 2016, ajudando o Executivo Municipal a ajustar as suas opções de investimento aos anseios da população, fomentando a promoção de uma cidadania mais ativa e interventiva.
Desta forma foram colocadas “nas mãos” dos cidadãos o direito e responsabilidade de decidirem o destino dos 240 mil euros (200 para o OP Geral e 40 mil euros para o Jovem) afetos a este instrumento de participação cívica.
Assim, nesta primeira edição 413 cidadãos mobilizaram-se para escolher e votar nos 24 projetos que foram submetidos a votação, nas diversas áreas de intervenção municipal.
No total foram apresentadas 31 propostas, sendo que dessas foram validadas pela equipa técnica 24 (16 no OP Geral e 8 no OP Jovem).
No OP Geral o projeto mais votado (o único apresentado cuja área territorial de intervenção é o meio rural) foi a criação de um jardim com equipamentos de ginástica ao ar livre e elemento decorativo em Pinela, com 41,94% dos votos, seguindo-se a aquisição de equipamentos de mergulho e salvamento para os Bombeiros Voluntários de Bragança, com 14,70%.
A realização do 1.º grande prémio de atletismo das Cantarinhas/Bragança foi o terceiro mais votado com 11,47%, seguido do projeto de construção de um Parque Verde Comunitário, na Quinta da Trajinha, com 4,66% dos votos.
O quinto projeto mais votado (4,30%) foi a proposta de reabilitação dos parques infantis existentes na cidade de Bragança.
No concernente ao OP Jovem o projeto vencedor foi a Requalificação paisagística do largo do Castelo, com 42,90% dos votos, e em segundo o projeto de realização do I Trail de Bragança, que obteve 35,10% dos votos.
Este é importante instrumento na estratégia definida pelo Executivo Municipal para elevar a confiança, a autoestima e o sentimento de pertença dos brigantinos, por forma a construir um Concelho melhor, mais participativo e com cidadãos mais felizes e orgulhosos, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário