Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Concluídos trabalhos de conservação e restauro de espólio artístico da Basílica do Santo Cristo do Outeiro

Foram concluídos os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico da Basílica do Santo Cristo do Outeiro, que nos últimos meses trouxe até á aldeia nordestina especialista na arte do restauro patrimonial.

O trabalhos foram enquadrados no âmbito de uma candidatura ao Programa ON.2 designada “Património Religioso do Leste Transmontano”, desenvolvida pela Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional da Cultura do Norte. 

A Basílica do Santo Cristo do Outeiro é um imóvel classificado como Monumento Nacional desde 1927 e integra um valioso recheio artístico e patrimonial executado ao longo do século XVIII. 

Os conjuntos intervencionados, nomeadamente altares, púlpitos e revestimentos em talha que integram esta basílica, apresentavam problemas vários e generalizados ao nível da estrutura, do suporte e dos revestimentos cromáticos, sendo agora recuperado mediante as técnicas e práticas vigentes na ciência do restauro patrimonial. 

O trabalho, concluído no ano corrente, foi adjudicado, após consulta ao mercado, à empresa Conserv’arte, Ldª, pelo valor total de 118.150,00 € a que acresceu o correspondente valor do IVA.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário