sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Concluídos trabalhos de conservação e restauro de espólio artístico da Basílica do Santo Cristo do Outeiro

Foram concluídos os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico da Basílica do Santo Cristo do Outeiro, que nos últimos meses trouxe até á aldeia nordestina especialista na arte do restauro patrimonial.

O trabalhos foram enquadrados no âmbito de uma candidatura ao Programa ON.2 designada “Património Religioso do Leste Transmontano”, desenvolvida pela Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional da Cultura do Norte. 

A Basílica do Santo Cristo do Outeiro é um imóvel classificado como Monumento Nacional desde 1927 e integra um valioso recheio artístico e patrimonial executado ao longo do século XVIII. 

Os conjuntos intervencionados, nomeadamente altares, púlpitos e revestimentos em talha que integram esta basílica, apresentavam problemas vários e generalizados ao nível da estrutura, do suporte e dos revestimentos cromáticos, sendo agora recuperado mediante as técnicas e práticas vigentes na ciência do restauro patrimonial. 

O trabalho, concluído no ano corrente, foi adjudicado, após consulta ao mercado, à empresa Conserv’arte, Ldª, pelo valor total de 118.150,00 € a que acresceu o correspondente valor do IVA.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário