O eurodeputado social democrata José Manuel Fernandes defendeu na semana passada, no Parlamento Europeu, as potencialidades das máscaras de Vinhais.
O Parlamento Europeu quer que o artesanato possa ter Indicação Geográfica Protegida (IGP), à semelhança do que acontece com os produtos agrícolas. Nesse sentido, foi aprovado um relatório a defender legislação europeia para protecção das indicações geográficas para produtos artesanais.
José Manuel Fernandes acredita que esta medida vai valorizar as tradições, servindo também para criar emprego e reforçar a competitividade dos produtos. “Neste mundo global é importante aproveitarmos a identidade e as tradições que temos para criar emprego, para inovarmos e podermos ser mais competitivos. As Indicações Geográficas reforçam essa competitividade”, referiu José Manuel Fernandes ao Jornal Nordeste.
Uma notícia que foi recebida com agrado em Vinhais.
O vereador da cultura, Roberto Afonso “foi com uma agradável surpresa” que receberam essa notícia. “A máscara de Vinhais é um dos poucos espécimes de artesanato genuíno que ainda se faz no concelho, como é o caso da máscara de Ousilhão e de Vila Boa.
A máscara faz parte da identidade do concelho, de uma forma inequívoca e clara”, frisa o vereador.
Escrito por BRIGANTIA
Sem comentários:
Enviar um comentário