Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Miradouros do Douro Vinhateiro com placas informativas para ajudar a ler a paisagem

O Museu do Douro instalou recentemente placas informativas em miradouros estrategicamente localizados na região vinhateira do Douro, área classificada como Património da Humanidade, para ajudar a ler a paisagem e a conhecer a sua história.

Porque a “ paisagem é um dos mais importantes e abrangentes patrimónios da Região Demarcada do Douro, tanto mais que é na excelência desta herança que assenta a classificação do Douro como Património Mundial”, o Museu do Douro concretizou recentemente um projecto que tem por base uma ajuda gráfica para a compreensão e a leitura da paisagem para quem circular pela região vinhateira.

As placas informativas foram colocadas em Vila Marim (Mesão Frio), Casais do Douro e Ervedosa do Douro ( S. João da Pesqueira), Vale de Mendiz (Alijó), S. Cristóvão do Douro, (Sabrosa), Valença do Douro (Tabuaço), Cais do Pinhão (Alijó) e no Vale do rio Pinhão, junto da aldeia de S. Cristóvão do Douro, concelho de Sabrosa.

"O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha".

Sem comentários:

Enviar um comentário