O Museu do Douro instalou recentemente placas informativas em miradouros estrategicamente localizados na região vinhateira do Douro, área classificada como Património da Humanidade, para ajudar a ler a paisagem e a conhecer a sua história.
Porque a “ paisagem é um dos mais importantes e abrangentes patrimónios da Região Demarcada do Douro, tanto mais que é na excelência desta herança que assenta a classificação do Douro como Património Mundial”, o Museu do Douro concretizou recentemente um projecto que tem por base uma ajuda gráfica para a compreensão e a leitura da paisagem para quem circular pela região vinhateira.
As placas informativas foram colocadas em Vila Marim (Mesão Frio), Casais do Douro e Ervedosa do Douro ( S. João da Pesqueira), Vale de Mendiz (Alijó), S. Cristóvão do Douro, (Sabrosa), Valença do Douro (Tabuaço), Cais do Pinhão (Alijó) e no Vale do rio Pinhão, junto da aldeia de S. Cristóvão do Douro, concelho de Sabrosa.
"O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha".
Sem comentários:
Enviar um comentário