quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Premiados dois projectos de Bragança que combatem violência contra idosos

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) ganhou o primeiro prémio do BPI Séniors, um programa que apoia projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida na terceira idade e o envelhecimento activo.
O prémio de 35 mil e 750 euros vai permitir pôr no terreno um programa de visitas domiciliárias aos idosos mais isolados e sessões de esclarecimento sobre a violência doméstica na 3.ª idade.
De acordo com Alcídio Castanheira, presidente da associação este é um projecto que vai ter um papel importante em todo o distrito.
“Mais do que importante para a instituição, é importantíssimo para a região, estamos num distrito caracterizado por uma população muito envelhecida. Este prémio dirige-se aos seniores, que se encontram isolados e desprovidos de diversos tipos de apoio”, salienta Alcídio Castanheira. 
O responsável acrescenta que esta era uma iniciativa que a ASMAB pretendia pôr em prática “há muito tempo”, faltavam os recursos financeiros para o efeito, como uma viatura e técnicos psicólogos para o devido acompanhamento. De acordo com Teresa Fernandes, psicóloga do Núcleo de Atendimento de às Vítimas de Violência Doméstica de Bragança, o projecto pretende descentralizar e especializar o atendimento às vítimas de violência doméstica. Para além do apoio prestado na capital de distrito, o objectivo é chegar às populações mais isoladas de forma a combater um fenómeno em crescimento no distrito. 
No ano de 2014, 32 queixas foram apresentadas por idosos, mais 9 dos que no ano anterior. Mas segundo a psicóloga do organismo, os casos podem ser muitos mais. “É um fenómeno muito camuflado e encoberto, porque se é difícil denunciar um cônjuge ou um pai, mais difícil é denunciar um filho. Faz parte ainda das cifras negras das estatísticas oficiais, e só com um atendimento próximo à população e sensibilização conseguimos prevenir a ocorrência e intervir em situações já instaladas”, frisa a psicóloga do núcleo de apoio à vítima que faz parte da ASMAB. 
Outro dos premiados do BPI Seniores 2015 foi a Azimute, Associação de Desportos de Aventura Juventude e Ambiente. A associação do concelho de Bragança foi distinguida com uma menção honrosa para um projecto que promover a visita de idosos institucionalizados à Aldeia Pedagógica da Portela. “O que pretendemos é que os idosos que estão em contexto urbano possam ir á aldeia de portela conhecer as artes e ofícios dos mestres que se encontram na aldeia e, além disso, pôr os mestres que já fizeram workshops de fotografia, serigrafia, de reciclagem ou de cosmética natural, a ensinar estas técnicas aos idosos que nos irão visitar”, esclarece João Cameira, da direcção da Azimute. Neste caso os 25 mil e 300 euros vão servir para contratar pessoal e para material necessário para as actividades. 
Entre as 750 candidaturas apresentadas, a Leque foi também uma das 32 premiadas. Uma iniciativa que pretende dar formação em novas tecnologias para promover encontros semanais virtuais entre a população sénior e familiares e amigos, e que foi financiada com 14 mil e 450 euros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário