Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Produção de castanha aumenta em relação a 2014

Entre 120 a 150 toneladas de castanha é o quanto deve chegar nesta campanha à Cooperativa Soutos os Cavaleiros.

A seca, que parece ter interferido em muitas culturas na região, não afetou grandemente a castanha, que até melhorou a qualidade este ano, segundo as declarações de Domingos Ferreira, presidente da direção.

O preço este ano, com o aumento da produção, deve cair. Domingos Ferreira prevê uma queda no valor do quilo da castanha a rondar os 66 cêntimos a menos em relação a 2014.

Países como Brasil ou Espanha já receberam este fruto seco do nordeste transmontano. No entanto, de há três anos a esta parte, o maior comprador é Itália, onde a vespa da galha dizimou, em alguns pontos, 80% dos soutos. As negociações para esta campanha estão a decorrer, apenas com um senão.

Mas este ano a maior novidade da Cooperativa Soutos os Cavaleiros é mesmo o facto de ter abandonado a localidade de Podence, para abrir instalações renovadas na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros. Um trabalho começado pela direção cessante, que deixou de exercer funções a 17 deste mês. São, para já, 170 mil euros de investimento, entre capitais próprios, apoio do município e financiamento do antigo PRODER, de onde vêm 25 mil euros destinados a uma máquina nova que permite selecionar e calibrar 3 toneladas de castanha por hora, o triplo da capacidade da maquinaria de que dispõem atualmente.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário