A aldeia de Maçores recebeu no passado fim-de-semana, nos dias 13,14 e 15 de Novembro, mais uma edição da Festa de S. Martinho com diversas atividades.
Destaque para a inauguração da requalificação do Largo da Associação e para a apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos Volume II” da autoria de António Pinelo Tiza que foi apresentado por Carlos D’Abreu. No uso da palavra percorreu os conteudos da obra, ressalvando o capítulo que fala sobre o S. Martinho de Maçores.
Outros livros foram apresentados da autoria de Fernanda Santos e apresentado por Goreti Lopes e “A Linha do Vale do Sabor, um Caminho-deferro do Pocinho a Zamora” coordenado por Carlos Alberto D’Abreu e apresentado por António Lopes. A nível cultural estavam também patentes duas exposições de fotografia “ Memórias de uma Tradição, São Martinho de Maçores” de António Joaquim Fernandes e “ A Ponte do Pocinho, 34 anos de Abandono,34 Fotografias” de Jorge de Abreu.
Além de ser a maior festa da aldeia, o S. Martinho possui um misto de cristianismo e paganismo. Assim como manda a tradição celebra-se o vinho, as castanhas e a música. Os visitantes tiveram assim a oportunidade de participar nos magustos, beber o vinho do caldeiro e acompanhar as procissões ao som das gaitas de foles dos gaiteiros.
NI-Luciana Raimundo
Sem comentários:
Enviar um comentário