O Partido Ecologista os Verdes continua a lutar para reestruturar a Rede Ferroviária Nacional. Desta vez, e no primeiro dia do governo de Costa, a proposta para criar um Plano Ferroviário Nacional foi aprovada por maioria, ao contrário do que tinha acontecido na anterior legislatura, em que tinha sido chumbada pela maioria PSD/CDS, bancada que hoje votou novamente contra, já como oposição.
Manuela Cunha, da direção nacional do partido, afirma que o primeiro passo é a criação de um documento estratégico, que depois será vertido para o Plano Ferroviário Nacional que pretendem elaborar. As obrigações do projeto estão claras.
Nestes moldes, a ferrovia pode regressar a Trás-os-Montes, bem como a outros pontos do país. Manuela Cunha considera que a reposição de transportes e uma alternativa ao alcatrão pode atrair mais pessoas e mais empresas.
A deputada frisa as vantagens de voltar a ter uma ligação ferroviária nas regiões do interior, e fixa alguns prazos para a elaboração deste futuro Plano Ferroviário Nacional.
Ainda na ressaca da tomada de posse do XXI Governo, os Verdes conseguiram hoje aprovar na Assembleia da República, por maioria, a criação de um Plano Ferroviário Nacional, um documento considerado pelo partido “estruturante para voltar a erguer uma rede ferroviária que sirva (…) o país”. Este plano prevê também a ligação ferroviária a todas as capitais de distrito e à vizinha Espanha, o que poderá significar, num futuro ainda indefinido, o regresso do comboio da Bragança, que, relembro, não tem ligação ferroviária desde dezembro de 1991.
Escrito por ONDA LIVRE
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