Afinal não está previsto criar em Mirandela um Centro Nacional de Competências do Azeite como chegou a ser anunciado, em Março de 2014.
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar, Nuno Vieira e Brito, diz que o assunto não está em cima da mesa alegando que "não houve qualquer manifestação de interesse por parte do sector".
Declarações de Nuno Vieira e Brito, à margem da CAPRA 2015, que aconteceu, em Mirandela, na semana passada.
O mesmo secretário de Estado, que, em Março de 2014, anunciou que o laboratório de apoio à actividade agro-pecuária de Mirandela iria deixar de realizar as análises à sanidade animal e que nesse local passaria a funcionar um centro nacional de competências do azeite. Vinte meses depois destas declarações, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar vem dizer que, afinal, não está em cima da mesa a criação desse centro de competências do azeite.
Confrontado com estas declarações, o presidente do Município de Mirandela não esconde alguma surpresa. No entanto, António Branco diz que, "apesar de não ter sido a câmara a anunciar este centro", vai continuar empenhado em "criar uma perspectiva de desenvolvimento tecnológico da fileira do azeite".
Anunciado como uma espécie de moeda de troca pela saída do laboratório de sanidade animal, o centro de competências do azeite já não deverá ser criado em Mirandela.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário