Vergílio Taborda, geógrafo de uma só obra que se transformou numa verdadeira obra prima da geografia transmontana, vai ser recordado na sua terra natal, Freixo de de espada à Cinta. O autor de "Alto Trás-os-Montes" é objecto de um conferência que também homenageia o homem e a sua obra, esta não muito grande devido à morte prematura do autor, mas de imensa qualidade.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta que organiza no próximo sábado, dia 7 de novembro, pelas 21 horas, uma conferência sobre o freixenista Vergílio Taborda.
Vergílio Taborda nasceu em Freixo de Espada à Cinta em 1906, e faleceu aos 30 anos, logo após ter apresentado, em Coimbra, uma tese de doutoramento que naquela época foi duramente criticada, mas considerada por muitos como um “primoroso, e empolgante livro”. Orlando Ribeiro considerou o livro como o “melhor exemplo de um estudo de região em Portugal”.
"Alto Trás-os-Montes ", um livro de referência para a geografia transmontana é uma dissertação de doutoramento em Ciências Geográficas que revela uma originalidade e uma inspiração fundada em bons mestres e em boas fontes.
Para falar de Vergílio Taborda vais estar presente o Dr. Carlos Ferreira, que é licenciado em Geografia e Planeamento Regional na Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído o Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca, “El médio ambiente natural y humano en las ciências sociales”.
A par da conferência, que tem como grande objetivo dar a conhecer aos freixenistas este Ilustre que, na opinião de muitos, poderia ter sido o maior geógrafo que Portugal conheceu, vamos ter ainda a apresentação do documentário Memórias Orais. Um documentário que visa preservar as memórias das gentes de Freixo.

Sem comentários:
Enviar um comentário