quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vergílio Taborda homenageado em Freixo de Espada à Cinta

No passado sábado teve lugar no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta a Conferência Ilustres Desconhecidos – Vergílio Taborda.

Vergílio Taborda nasceu em Freixo de Espada à Cinta em 1906, e faleceu aos 30 anos, logo após ter apresentado, em Coimbra, uma tese de doutoramento que naquela época foi duramente criticada. 

Para falar de Vergílio Taborda esteve Carlos Ferreira, um transmontano, que tal como Vergílio Taborda é geógrafo. 

Carlos Ferreira, conhecedor da obra de Vergílio Taborda, começou por elogiar o freixenista Taborda, dizendo que “muitas vezes recorreu à obra dele para fazer a sua tese”. Elogiou a visão que Taborda tinha sobre o Alto Trás-os-Montes, e demonstrou ao longo da sua intervenção uma admiração ímpar por este freixenista que muito contribuiu para os estudos geográficos no país. 

Também Maria do Céu Quintas, presidente do Município, que abriu a sessão, elogiando o visionário que Vergílio Taborda foi, e a audácia deste por ter escrito a sua tese de doutoramento sobre o Alto Trás-os-Montes. 

Artur Parra, vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, falou também de Vergílio Taborda, referindo-se a uma personagem ímpar da cultura nacional. 

As Conferências Ilustres Desconhecidos são um ciclo de conferências organizadas pelo município de Freixo de Espada à Cinta, cujo grande objetivo é homenagear personagens ilustres desta vila manuelina. 

NI-Sara Alves
Município de Freixo de Espada à Cinta

Sem comentários:

Enviar um comentário