Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Discrepância de distribuição de fundos de coesão a norte motiva queixa à UE

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes vai queixar-se à União Europeia pela forma como está a ser feita a distribuição de fundos comunitários no Norte do país.
Para o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, os fundos de coesão do actual quadro comunitário de apoio estão a contribuir para aumentar as assimetrias entre o Porto e a restante região norte. 
Américo Pereira considera que a aprovação de fundos do quadro em vigor desde o ano passado a norte está a “violar todas as regras” da coesão territorial e do combate às assimetrias regionais.
“Está a aumentar o fosso no que diz respeito a assimetrias entre o Porto e o resto da região Norte. O Porto tem um montante aprovado muito acima do que deveria ter, e a zona metropolitana já não é zona de convergência”, acusa. 
A assembleia da CIM discutiu ontem a criação de uma comissão para reunir os dados comparativos relativos a apoios aprovados para enviar à união europeia, juntamente com uma denúncia. 
De acordo com Américo Pereira, a diferença do número de projectos financiados e verbas atribuídos à zona do Porto e de Trás-os-Montes “é completamente desproporcional”. “Trás-os-Montes tem 11 projectos aprovados num montante de investimento elegível de 1 milhão de euros, a área metropolitana do Porto tem 440 projectos aprovados num total de 104 milhões de euros. O montante aprovado é 100 superior ao da nossa região”, adiantou o também autarca de Vinhais. 
Américo Pereira afirma que a tendência já se verificava nos outros quadros, mas neste agravou-se, “é o pior de todos”. 
A distribuição dos fundos de coesão e o considerado aumento das assimetrias a norte foram um dos temas debatidos na Assembleia da CIM Terras de Trás-os-Montes, que decorreu ontem na sala dos actos do Teatro Municipal de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário