Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de dezembro de 2015

"Natal dos Caretos" de Bragança em banda desenhada

Um conto de Natal sobre os Caretos é a proposta para esta quadra de um escritor e um desenhador de Bragança, que mostram, pela primeira vez em banda desenhada, os tradicionais mascarados e as Festas dos Rapazes.

"Natal dos Caretos" é o conto hoje apresentado, em Bragança, escrito pelo estudioso e autor de outras publicações sobre ritos transmontanos, António Tiza, para ser adaptado à banda desenhada com desenhos de José da Fonte, autor de várias ilustrações na região.

Sendo um conto, é ficção, como explicou à Lusa António Tiza, porém "é uma ficção baseada numa realidade muioa viva e muito atuante agora mesmo, que são as tradições das Festas dos Rapazes, que acontecem no período que decorre entre o Natal e os Reis".

O chamado "ciclo dos 12 dias" está localizado nas aldeias da Baixa Lombada do concelho de Bragança, nomeadamente Varge, Aveleda, Rio de Onor e Baçal, onde os mascarados e endiabrados Caretos são os protagonistas por estes dias das Festas dos Rapazes.

Motivar as crianças e os jovens a que participem, quando chegar a sua idade, nestas tradições, é o propósito deste trabalho, como sublinhou António Tiza.

"Qualquer jovem pode ler esta história e ao lê-la que se sinta motivado a participar d e uma forma mais consciente e mais dinâmica nestas celebrações festivas", enfatizou.

Embora o livro se destine a todas as idades, ao escolher a Banda Desenhada para este conto, o autor acredita também que "as crianças sentem-se mais aliciadas à leitura" e este é um objetivo: "motivar as crianças, os adolescentes e os jovens à leitura".

Esta foi também uma das razões que levou o ilustrador José da Fonte a aceitar o desafio que lhe foi lançado para este trabalho.

"Os jovens têm muita dificuldade em ler, as novas tecnologias afastam-nos um bocado da leitura, como do texto, e decidimos fazer um trabalho de forma que comunicasse num estilo suave, com ritmo, variações de cores".

O ilustrador cresceu com estas tradições de Natal e está entusiasmado com a perspetiva de que as crianças e quem está ausente possa ver "esta parte dos Caretos como lúdica e uma parte cultural muito importante" desta região.

O autor do conto, António Tiza, espera que este não seja o último livro que escreve para este efeito e conta com a colaboração do desenhador José da Fonte.

Esta primeira edição tem disponíveis 500 exemplares, da Lema d` Origem Editora, à venda em Bragança.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário