Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Piaget prepara remodelação para receber alunos outra vez

Uma restruturação e revitalização do ensino no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

É a promessa que serve de base àquilo que pode ser o desenhar de um novo futuro para a instituição, que agora fica inserido no Instituto Jean Piaget Norte – que inclui Macedo de Cavaleiros e o Porto – e que vai permitir, por exemplo, a partilha do corpo docente.

A oferta formativa vai ser reforçada e ampliada, tendo como espinha dorsal aquela que passa a designar-se Escola Superior de Educação, Gestão, Hotelaria e Turismo.

A novidade é avançada por Armando Queijo, que esteve ligado ao instituto superior de Macedo de forma mais ativa entre os anos de 1988 e 2000. Regressa agora como diretor do ensino superior do Campus Académico de Macedo.

Mas não só o ensino superior vai fazer parte destas novas ofertas formativas.

Armando Queijo confirma ainda que alguns materiais foram retirados do campus de Macedo, para serem encaminhados para outros, tanto a nível nacional como no estrangeiro. Um ato de “boa gestão”, considera.

Sobre este assunto, Armando Queijo confessa ainda que serão precisas algumas obras nos edifícios, que acusam a falta de uso, mas garante que, no essencial, tudo está em bom estado e apto para receberem alunos novamente.

Recorde-se que desde 2003 que o Piaget de Macedo vinha a sofrer um declínio gradual, chegando a pior fase há dois anos, quando deixou de ter alunos. Mais recentemente, em setembro do ano passado, acolheu uma formação, em parceira com o IEFP, voltada para jovens licenciados no desemprego.

Os novos pilares do Instituto Jean Piaget passam a ser não só o ensino superior, como também para o ensino profissional. Os ponteiros voltam-se para a Gestão e para a Hotelaria e Turismo, beneficiando das mais-valias da região nessas áreas.

Um terceiro pilar passa pela colaboração com outras entidades. Poderão estar na calha protocolos com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A oferta formativa deve ser revelada dentro de poucos meses, com intenção de reabrir o campus no próximo ano letivo. Fica descartada desta remodelação o campus de Mirandela, que deve manter a aposta no Instituto Jean Piaget Alimentar. Helena Chéu, que ocupava o cargo de diretora do Campus do Nordeste, estará agora mais ligada a este setor, ainda que, segundo avance Armando Queijo, os postos diretivos sejam, neste momento, uma área por definir na instituição.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário