Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Programa de combate à violência contra idosos vai ser implementado em Macedo de Cavaleiros

Chama-se “Projeto de Prevenção e Combate à Violência Familiar Contra Idosos” e vai passar a ser implementado no concelho de Macedo de Cavaleiros. Esta terça-feira, em reunião extraordinária do Núcleo Executivo da Rede Social, o projeto foi apresentado aos parceiros e às Juntas de Freguesia.

“Envolvemos as Juntas de Freguesia enquanto entidades que contacto mais estreito têm junto da comunidade, tendo em conta a natureza específica desta temática e a necessidade de uma intervenção personalizada numa ótica de sinalização, seguida de intervenção, de acordo com os objetivos deste projeto”, explicou o Vereador da Ação Social, José Luís Afonso.

O projeto é desenvolvido pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, através do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) no espaço do Nordeste Transmontano, pretendendo, de acordo com a sua Coordenadora, Teresa Fernandes, “especializar a resposta já existente a esta faixa etária, tendo em conta a especificidade existente na região, particularmente em casos camuflados e perpetuados ao longo de muitos anos”.

O objetivo é, assim, “preparar uma resposta especializada e específica, no sentido de mostrar esta realidade, torna-la mais visível, tanto para as estatísticas como para as entidades que têm intervenção direta nesta área, desde as judiciais até às sociais”, acrescenta.

O projeto, desenvolvido até ao próximo mês de outubro, é composto por duas fases: prevenção e intervenção. A primeira fase compreende ações de sensibilização da população nas freguesias, com as Juntas de Freguesias e dos parceiros da Rede Social para sinalização de casos, seguida da fase de intervenção direta caso a caso.

Na reunião de terça-feira ficou definida a calendarização das ações de sensibilização a desenvolver em 18 freguesias, com uma seleção de acordo com critérios estabelecidos pela NAV e articulados com as Juntas de Freguesia. A população das restantes freguesias “poderão beneficiar de transporte, em articulação com os Srs. Presidentes de Junta, disponibilizado gratuitamente pela Câmara Municipal”, assegura José Luís Afonso.

Calendarização
3 abril – Chacim – 14:00H
3 abril – Lombo – 14:00H
3 abril – Lombo – 16:00H
3 abril – Vale de Prados – 16:00H
10 abril – Ala – 14:00H
10 abril – Lamas – 16:00H
17 abril – Bornes – 10:00H
17 abril – Grijó – 14:00H
17 abril – cortiços – 14:00H
17 abril – Amendoeira – 16:00H
17 abril – Castelãos – 16:00H
24 abril – Lagoa – 14:00H
24 abril – Morais – 16:00H
24 abril – Talhas – 18:00H
Macedo de Cavaleiros (a agendar) 

NI-Nélio Pimentel
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário