Chama-se “Projeto de Prevenção e Combate à Violência Familiar Contra Idosos” e vai passar a ser implementado no concelho de Macedo de Cavaleiros. Esta terça-feira, em reunião extraordinária do Núcleo Executivo da Rede Social, o projeto foi apresentado aos parceiros e às Juntas de Freguesia.
“Envolvemos as Juntas de Freguesia enquanto entidades que contacto mais estreito têm junto da comunidade, tendo em conta a natureza específica desta temática e a necessidade de uma intervenção personalizada numa ótica de sinalização, seguida de intervenção, de acordo com os objetivos deste projeto”, explicou o Vereador da Ação Social, José Luís Afonso.
O projeto é desenvolvido pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, através do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) no espaço do Nordeste Transmontano, pretendendo, de acordo com a sua Coordenadora, Teresa Fernandes, “especializar a resposta já existente a esta faixa etária, tendo em conta a especificidade existente na região, particularmente em casos camuflados e perpetuados ao longo de muitos anos”.
O objetivo é, assim, “preparar uma resposta especializada e específica, no sentido de mostrar esta realidade, torna-la mais visível, tanto para as estatísticas como para as entidades que têm intervenção direta nesta área, desde as judiciais até às sociais”, acrescenta.
O projeto, desenvolvido até ao próximo mês de outubro, é composto por duas fases: prevenção e intervenção. A primeira fase compreende ações de sensibilização da população nas freguesias, com as Juntas de Freguesias e dos parceiros da Rede Social para sinalização de casos, seguida da fase de intervenção direta caso a caso.
Na reunião de terça-feira ficou definida a calendarização das ações de sensibilização a desenvolver em 18 freguesias, com uma seleção de acordo com critérios estabelecidos pela NAV e articulados com as Juntas de Freguesia. A população das restantes freguesias “poderão beneficiar de transporte, em articulação com os Srs. Presidentes de Junta, disponibilizado gratuitamente pela Câmara Municipal”, assegura José Luís Afonso.
Calendarização:
3 abril – Chacim – 14:00H
3 abril – Lombo – 14:00H
3 abril – Lombo – 16:00H
3 abril – Vale de Prados – 16:00H
10 abril – Ala – 14:00H
10 abril – Lamas – 16:00H
17 abril – Bornes – 10:00H
17 abril – Grijó – 14:00H
17 abril – cortiços – 14:00H
17 abril – Amendoeira – 16:00H
17 abril – Castelãos – 16:00H
24 abril – Lagoa – 14:00H
24 abril – Morais – 16:00H
24 abril – Talhas – 18:00H
Macedo de Cavaleiros (a agendar)
NI-Nélio Pimentel
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário