Para reforçar a mensagem de que os enchidos de Vinhais têm uma importância crescente na economia do concelho, será realizada este ano, pela primeira vez a Bísaro Pig Parade durante os três dias da Feira do Fumeiro, entre 4 e 7 de fevereiro.
Trata-se de uma exposição com 20 porcos de dimensão real, em fibra de vidro, com 50 a 70 kg, pintados e decorados por artistas da região, como Balbina Mendes, Luís Canotilho ou Paulo Moura e que "diz muito como a fileira tem sido bem tratada", explicou Carla Alves, da organização do certame, na apresentação do cartaz 2016, que teve lugar na passada segunda-feira. Esta dimensão artística que agora chega ao certame teve boa adesão por parte dos pintores e escultores "que se quiseram associar a um projeto de preservação da raça", realçou a responsável.
Esta importância será também demonstrada pela inauguração do Centro Interpretativo do Porco Bísaro, no dia 6, instalado num solar, no Largo do Arrabalde, que já serviu de instalações à antiga cooperativa dos agricultores.
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário