sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Autarca de Bragança insiste na necessidade de ligação à Puebla de Sanabria

O presidente do Município de Bragança insiste na necessidade de assegurar uma ligação condigna de Bragança a Puebla de Sanabria, em Espanha. Esta é uma reinvidicação antiga do autarca mas que poderá ganhar um novo fôlego, agora que o governo espanhol garantiu que o comboio de alta velocidade vai mesmo parar em Otero de Sanabria.
Hernâni Dias frisa que esta questão voltou a ser abordada pela comissão executiva do Eixo Atlântico, que integra 38 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, na última reunião, que decorreu este mês, na cidade do Porto. 
O autarca sublinha que é unânime o reconhecimento da importância desta ligação. “Mais uma vez foi reiterada a necessidade de construção da ligação Bragança-Puebla de Sanabria, como uma importante infra-estrutura de desenvolvimento do Norte de Portugal e da Região de Castilla y Léon, e que essa ligação deve ser construída e que haverá uma pressão da parte das entidades do lado português e espanhol para que isso possa ser uma realidade”, referiu. 
Recentemente, a ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, garantiu que a paragem do comboio de alta velocidade em Otero de Sanabria será uma realidade, perante os autarcas de Palacios de Sanabria e Puebla de Sanabria. Um motivo de esperança para o autarca brigantino. “Creio que estaremos no bom caminho para que as coisas conteçam”, acrescentou o autarca. 
Esta é também uma notícia recebida com agrado pelo Movimento DART, Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes que se envolveu activamente em iniciativas de defesa desta paragem, em conjunto com associações espanholas, como por exemplo manifestações ou o lançamento de uma petição online. 
Francisco Alves, deste movimento, não tem dúvidas que esta é uma vitória, não só dos espanhóis, mas de todos os transmontanos. “É uma resposta positiva ao trabalho que nós fizemos, também. Com a estação em Otero e o rasgar de uma via mais rápida até lá, Bragança ganha novos eixos de centralidade”, salienta. 
Prevê-se que as obras do AVE, a versão espanhola do TGV, estejam concluídas em 2018. A Associação de Defesa da Sanabria e Carballeda pediu já que a paragem em Otero de Sanabria tenha o nome de Porta de Sanabria/Trás-os-Montes, uma vez que servirá as populações das duas regiões. 
Enquanto isso não acontece, nesta altura, já é possível viajar em alta velocidade de Zamora a Madrid. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário