quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Carrazeda de Ansiães rebentou com o "pai da fartura"

A originalidade e a manutenção dos traços tradicionais do Carnaval de Carrazeda de Ansiães mantêm-se ainda bem vivos entre a população da vila duriense e na terça-feira passada, durante a noite, teve lugar mais uma queima do "pai da fartura".

O rebentamento do "pai da fartura" caracteriza-se fundamentalmente pela sátira social, sendo esta alimentada por um conjunto de quadras que revêem os acontecimentos mais marcantes da actualidade, servindo assim para enterrar o entrudo e colocar fim a um período de excessos e de muita folia. 

A iniciativa é da Associação de Zíngaros e da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães que de ano para ano têm mantido a tradição viva e têm também atraído um cada vez maior número de pessoas até ao largo do pelourinho da localidade, onde é dada a setença ao "pai da fartura". 

Este ano o centro histórico da vila foi invadido por largas dezenas de pessoas para assistir à leitura da sentença e conduzir o "pai da fartura" até ao recinto da feira onde foi cumprido o veredito final e que inevitavelmente ditou o seu rebentamento. 

O Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, acompanhou todo o evento e apelou à manutenção “do convívio e da união entre todos os participantes, de forma a que a tradição local não se extinga”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário