Em Mogadouro, a partir da companhia de teatro existente há cerca de um ano, surge agora um projecto que pretende levar teatro a todas as 21 freguesias do concelho.
A iniciativa “Teatro em espaço rural, teatro para todos” começa a concretizar-se em Março, altura em que se iniciarão os ensaios com dois actores profissionais. Já a partir de Abril a peça sobe ao palco em cada uma das freguesias do concelho, para que a população tenha acesso a esta forma de expressão artística de forma igualitária.
"Quando começou o projecto, aqui em Mogadouro com o ensino da expressão dramática, havia também esta ideia de poder fazer um ou dois espectáculos com profissionais durante o ano na nossa região, em poucos sítios isso existe.
É o primeiro espectáculo em que vamos utilizar os profissionais com formação na área e que vêm para poder trabalhar connosco neste projecto que nós chamamos companhia de teatro de Mogadouro", explica Rui Branco Silva, actor e director da companhia de teatro de Mogadouro.
O responsável explica que foi escolhido um texto que poderia ser adaptado à realidade e manifestações culturais do planalto. "Peguei num texto do Sanches Finisterra, um texto muito conhecido que é o "Com Piolhos e Actores". É o texto ideal, porque explica exactamente o que é um teatro ,o que o actor sente, o que o público sente. Eu fiz uma adaptação total para que o texto consiga encaixar nesta zona, ou seja, as duas personagens que eram dois homens transformaram-se num homem e numa mulher que é um casal que saltimbancos, andam de aldeia em aldeia.
Precisamente nesta zona todo o texto foi adaptado para que também se consiga pôr no espectáculo todas as manifestações que existem aqui, desde as máscaras, à música, letras, também a importância da linguagem nesta zona não fugindo e não podendo esquecer o Mirandês”, adianta Rui Branco Silva.
O espectáculo profissional vai recuperar uma tradição de representação amadora que acontecia nas aldeias de forma espontânea. Nos fins-de-semana de Abril e Maio, a peça de teatro “Com piolhos e actores” será apresentada nas 21 freguesias do concelho, para levar o teatro e a arte de representar a todos aqueles que nunca foram ao teatro.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:
Enviar um comentário